Implantação do Conselho Escolar
Objetivo
ü Efetivar a implantação do conselho escolar por meio de um processo participativo e formativo.
Justificativa
Para que haja uma gestão democrática na escola é fundamental a existência de espaços propícios para que novas relações sociais entre os diversos segmentos escolares possam acontecer. Respaldado pela Constituição Federal-1988- Artigo206, 11014- 28/12/1993, o Conselho Municipal de Educação de Boa Nova com o intuito de assegurar uma gestão democrática e participativa, aponta no capítulo III, Art. 14 que as instituições municipais de Educação e de ensino deverão contar na sua estrutura e organização, com Conselhos Escolares.
Nesse contexto, o Conselho Escolar possui uma característica própria que lhe dá dimensão fundamental: ele se constitui uma forma colegiada de gestão democrática. Assim, a gestão deixa de ser o exercício de uma só pessoa e passa a ser uma gestão colegiada, na qual os segmentos escolares e a comunidade local se congregam para, juntos, constituírem uma educação de qualidade e socialmente relevante. Com isso, divide-se o poder e as conseqüentes responsabilidades.
Assim, também na Escola do Campo torna importante constituir esses espaços de participação, onde o Conselho Escolar garanta a co-responsabilidade de todos com a proposta educacional da escola.
No desafio de constituir uma educação de qualidade, o Conselho Escolar, como um parceiro de todas as atividades que se desenvolvem no interior da escola, elege a essência do trabalho escolar como sua prioridade. Para tanto, sua tarefa mais importante é a de acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. Daí a importância da implementação do mesmo na unidade escolar.
Relatos/ depoimentos de representantes da comunidade escolar e local.
Segundo os professores:
* Em termos de gestão e pedagógico a escola tem uma ótima qualidade, no que diz respeito à administração pública e os livros didáticos ainda precisa melhorar. Outro aspecto que ainda precisa melhorar é obter uma maior participação dos pais na escola para contribuir com o processo educativo;
* Sentem-se bem na escola, pois a gestão busca trabalhar de modo participativo e transparente, o que favorece uma maior integração entre todos, alem dos laços afetivos que influenciam de forma positivo;
* Participam dos processos decisórios, administrativos e pedagógicos da escola, elaboram projetos organizam eventos e confraternizações tudo de forma coletiva.
Segundo os funcionários:
* A equipe, os professores são empenhados em oferecer uma educação de qualidade;
* Gostam do que fazem, e a escola oferece um ambiente tranqüilo, e harmônico, favorecendo a amizade e a união;
* Participam dos processos decisórios, compartilham idéias e sugestões.
Segundo os alunos:
* A educação oferecida na escola é boa, os professores os ajudam aprender e a escola os incentivam e apóiam;
* Sentem-se bem acolhidos, pois todos os tratam bem são amigos e os respeitam; * São convidados para participar dos encontros e reuniões, dão opinião fazem trabalhos escolares e participam das festinhas.
Segundos os pais e comunidade:
* A educação oferecida hoje esta bem melhor, pois dispõe de transporte para todos os alunos, oferece merenda e tem uma direção atuante para visitar as escolas dando um apoio;
* Sentem bem acolhidos na escola, pois todos os recebem e tratam bem, convidam para participar dos eventos e reuniões e são amigos;
* Há uma boa participação por parte de alguns nas tomadas de decisões, eventos reuniões e confraternizações. Porém, essa participação precisa ser maior, pois a escola convida mais nem todos comparecem.
Cronograma das Ações
Ações | Responsáveis | Estratégias | Recursos | Objetivos | Cronograma |
Articular com a Secretaria de Educação. | Equipe gestora | Conversa informal com a secretaria de Educação. | -Humano. | Firmar parceria com a Secretaria de Educação. | Setembro 2010 |
Enviar o Plano de ação para o Conselho Municipal de Educação. | Equipe gestora | Envio do plano de ação acompanhado de oficio. | - Plano de ação. - Ofício. Recursos. | Apreciação e aprovação do Plano de Ação. | Dezembro 2010 |
Sensibilização da equipe escolar. | Equipe gestora e representantes da Secretaria de Educação. | Estudo em grupo e apresentação em plenária. | -Apostilas e cadernos de Conselho Escolar. | Conhecer a importância e o funcionamento do CE. | Dezembro 2010 |
Mobilização da comunidade local. | Equipe gestora e comunidade escolar. | Envio de ofícios e convites. | -Humano; - Envio de panfletos e convites. | Despertar o interesse da comunidade local em conhecer o conselho escolar. | Fevereiro 2011 |
Sensibilização da comunidade escolar e local. | Equipe gestora e representantes da secretaria de educação. | Encontro para socialização e esclarecimento de duvidas sobre o CE e apresentação de vídeo motivacional. | -Humano; - Projetor de imagens; - Som. | Despertar o interesse da comunidade escolar e local em participar do conselho escolar. | Março 2011 |
Reflexão com a comunidade escolar e local sobre as atribuições e benefícios, funcionamento do conselho e escolha de representantes dos diversos segmentos. | Equipe gestora e representante da secretaria de educação | Palestra reflexiva | - Humano - Projetor de imagens | Incentivar o comprometimento dos participantes. | Março 2011 |
Formação e apresentação de comissão representativa dos diversos segmentos. | Equipe gestora | Mesa redonda | -Humano; Cadernos de estudo do CE. | Escolha de candidatos à eleição. | Abril 2011 |
Eleição para escolha dos conselheiros. | Equipe gestora | Divulgação de horário e local de votação e organização do espaço e apuração dos votos. | - Cabine eleitoral; - Urna; - Cédulas eleitorais; - Livro de ata. | Criar de forma participativa e democrática o conselho escolar. | Abril 2011 |
Apresentação formal do conselho eleito para a comunidade escolar e local. | Equipe gestora | Confraternização com a equipe escolar e local. | - Humano; - Projetor de imagens; - Lanche. | Apresentar a composição do conselho constituído. | Abril 2011 |
Elaboração do Regimento do Conselho Escolar. | Equipe gestora e comunidade escolar. | Mesa redonda. | - Humanos - Caderno de estudos | Criar o Regimento do Conselho Escolar. | Maio 2011 |
Envio do Regimento do Conselho Escolar para o Conselho Municipal de Educação. | Equipe gestora. | Envio do regimento do Conselho Escolar acompanhado de oficio. | - Humanos -Regimento do Conselho Escolar - Oficio | Analise e aprovação do Regimento do Conselho Escolar. | Maio 2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário