terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Plano de Ação

Implantação do Conselho Escolar

Objetivo

ü  Efetivar a implantação do conselho escolar por meio de um processo participativo e formativo.

Justificativa

Para que haja uma gestão democrática na escola é fundamental a existência de espaços propícios para que novas relações sociais entre os diversos segmentos escolares possam acontecer. Respaldado pela Constituição Federal-1988- Artigo206, 11014- 28/12/1993, o Conselho Municipal de Educação de Boa Nova com o intuito de assegurar uma gestão democrática e participativa, aponta no capítulo III, Art. 14 que as instituições municipais de Educação e de ensino deverão contar na sua estrutura e organização, com Conselhos Escolares.
Nesse contexto, o Conselho Escolar possui uma característica própria que lhe dá dimensão fundamental: ele se constitui uma forma colegiada de gestão democrática. Assim, a gestão deixa de ser o exercício de uma só pessoa e passa a ser uma gestão colegiada, na qual os segmentos escolares e a comunidade local se congregam para, juntos, constituírem uma educação de qualidade e socialmente relevante. Com isso, divide-se o poder e as conseqüentes responsabilidades.
Assim, também na Escola do Campo torna importante constituir esses espaços de participação, onde o Conselho Escolar garanta a co-responsabilidade de todos com a proposta educacional da escola.
No desafio de constituir uma educação de qualidade, o Conselho Escolar, como um parceiro de todas as atividades que se desenvolvem no interior da escola, elege a essência do trabalho escolar como sua prioridade. Para tanto, sua tarefa mais importante é a de acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. Daí a importância da implementação do mesmo na unidade escolar.

Relatos/ depoimentos de representantes da comunidade escolar e local.


Segundo os professores:
* Em termos de gestão e pedagógico a escola tem uma ótima qualidade, no que diz respeito à administração pública e os livros didáticos ainda precisa melhorar. Outro aspecto que ainda precisa melhorar é obter uma maior participação dos pais na escola para contribuir com o processo educativo;
* Sentem-se bem na escola, pois a gestão busca trabalhar de modo participativo e transparente, o que favorece uma maior integração entre todos, alem dos laços afetivos que influenciam de forma positivo;
* Participam dos processos decisórios, administrativos e pedagógicos da escola, elaboram projetos organizam eventos e confraternizações tudo de forma coletiva.

Segundo os funcionários:
* A equipe, os professores são empenhados em oferecer uma educação de qualidade;
* Gostam do que fazem, e a escola oferece um ambiente tranqüilo, e harmônico, favorecendo a amizade e a união;
* Participam dos processos decisórios, compartilham idéias e sugestões.

Segundo os alunos:
* A educação oferecida na escola é boa, os professores os ajudam aprender e a escola os incentivam e apóiam;
* Sentem-se bem acolhidos, pois todos os tratam bem são amigos e os respeitam;      * São convidados para participar dos encontros e reuniões, dão opinião fazem trabalhos escolares e participam das festinhas.

Segundos os pais e comunidade:
* A educação oferecida hoje esta bem melhor, pois dispõe de transporte para todos os alunos, oferece merenda e tem uma direção atuante para visitar as escolas dando um apoio;
* Sentem bem acolhidos na escola, pois todos os recebem e tratam bem, convidam para participar dos eventos e reuniões e são amigos;
* Há uma boa participação por parte de alguns nas tomadas de decisões, eventos reuniões e confraternizações. Porém, essa participação precisa ser maior, pois a escola convida mais nem todos comparecem.

Cronograma das Ações

Ações
Responsáveis
Estratégias
Recursos
Objetivos
Cronograma
Articular com a Secretaria de Educação.
Equipe gestora
Conversa informal com a secretaria de Educação.
-Humano.
Firmar parceria com a Secretaria de Educação.
Setembro
2010
Enviar o Plano de ação para o Conselho Municipal de Educação.
Equipe gestora
Envio do plano de ação acompanhado de oficio.
- Plano de ação.
- Ofício.
Recursos.
Apreciação e aprovação do Plano de Ação.
Dezembro 2010
Sensibilização da equipe escolar.
Equipe gestora e representantes da Secretaria de Educação.
Estudo em grupo e apresentação em plenária.
-Apostilas e cadernos de Conselho Escolar.
Conhecer a importância e o funcionamento do CE.
Dezembro
2010
Mobilização da comunidade local.
Equipe gestora e comunidade escolar.
Envio de ofícios e convites.
-Humano;                  - Envio de panfletos e convites.
Despertar o interesse da comunidade local em conhecer o conselho escolar.
Fevereiro
2011
Sensibilização da comunidade escolar e local.
Equipe gestora e representantes da secretaria de educação.
Encontro para socialização e esclarecimento de duvidas sobre o CE e apresentação de vídeo motivacional.
-Humano;
- Projetor de imagens;
- Som.
Despertar o interesse da comunidade escolar e local em participar do conselho escolar.
Março
2011
Reflexão com a comunidade escolar e local sobre as atribuições e benefícios, funcionamento do conselho e escolha de representantes dos diversos segmentos.
Equipe gestora e representante da secretaria de educação
Palestra reflexiva
- Humano
- Projetor de imagens
Incentivar o comprometimento dos participantes.
Março
2011
Formação e apresentação de comissão representativa dos diversos segmentos.
Equipe gestora
Mesa redonda
-Humano;
Cadernos de estudo do CE.
Escolha de candidatos à eleição.
Abril
2011

Eleição para escolha dos conselheiros.
Equipe gestora
Divulgação de horário e local de votação e organização do espaço e apuração dos votos.
- Cabine eleitoral;
- Urna;
- Cédulas eleitorais;
- Livro de ata.
Criar de forma participativa e democrática o conselho escolar.
Abril
2011
Apresentação formal do conselho eleito para a comunidade escolar e local.
Equipe gestora
Confraternização com a equipe escolar e local.
- Humano;
- Projetor de imagens;
- Lanche.
Apresentar a composição do conselho constituído.
Abril
2011
Elaboração do Regimento do Conselho Escolar.
Equipe gestora e comunidade escolar.
Mesa redonda.
- Humanos
- Caderno de estudos
Criar o Regimento do Conselho Escolar.
Maio
2011
Envio do Regimento do Conselho Escolar para o Conselho Municipal de Educação.
Equipe gestora.
Envio do regimento do Conselho Escolar acompanhado de oficio.
- Humanos
-Regimento do Conselho Escolar
- Oficio
Analise e aprovação do Regimento do Conselho Escolar.
Maio
2011


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