O presente relatório tem por objetivo descrever dados referentes à intervenção realizada na escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega, cujo foco é a construção do Projeto Político Pedagógico, uma vez que a unidade escolar não dispunha desse importante documento norteador da praxe pedagógica e da escola como um todo. O referido projeto, foi desenvolvido com base nos princípios metodológicos participativos e na pesquisa-ação defendida por Thiollent. Este relato abordará alguns aspectos relacionados à metodologia da pesquisa-ação e sua relação com a construção do Projeto Político Pedagógico, instrumento teórico metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola.
Ao receber esse desafio, de imediato torna-se impactante, há certa apreensão. Porem, com as orientações e apoio dispensados pela orientadora, o caminho foi apontado. Iniciou-se o processo de intervenção reunindo com a coordenadora pedagógica da instituição, a qual é bastante disponível e comprometida, e com os demais colegas gestores cursistas pertencentes às escolas nucleadas e de zona rural, realidade da qual faço parte. Foi o momento de traçar estratégias para de início conquistar a comunidade escolar e local, e ao mesmo tempo conscientizá-los de seu papel e importância para o processo ensino/aprendizagem.
Após esse encontro, conversamos com a equipe escolar para apresentar as propostas, salientando que no mês de abril de 2010, já havíamos realizado, mesmo que de maneira tímida dois, ou três encontros para dialogar sobre o Projeto Político Pedagógico. Contudo, de posse de todo material e suporte disponibilizado pelo curso, nos sentimos mais encorajados.
Conversamos informalmente com os professores, e alguns demonstraram certa resistência.Todavia, a efetivação da atividade 1 da PV, definindo o foco da intervenção, teria que ser realizada, então reuniu-se a comunidade escolar e local, para de fato iniciar esse trabalho.
No dia seis de julho do corrente ano, aconteceu essa reunião, onde falou sobre o PPP, da importância da construção coletiva desse relevante documento, de que forma acontece sua elaboração e como seria a participação de todos os segmentos na construção do mesmo. Nesse encontro foi aplicado também um questionário, intitulado “nossa escola nosso chão”, logo em seguida foi tabulado, constatando que o foco da intervenção seria realmente a construção do PPP. A partir daí foram traçadas, planejadas as ações que seriam realizadas na intervenção.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção |
Diagnosticar os problemas que envolvem a escola. | Gestores, comunidade escolar e local. | Os problemas encontrados foram: dificuldades com transporte para locomoção de todos os segmentos (escola de zona rural), e resistência por parte de alguns. As estratégias utilizadas foram; organizar melhor o horário, buscar apoio junto à secretaria de educação e não desanimar. |
Realizar levantamento dos recursos físico, técnicos pedagógicos, técnicos administrativos e humanos da escola. | Gestores. | Não houve dificuldades significativas. Com ajuda de alguns funcionários, fizemos o levantamento dos recursos disponíveis. |
Elaborar pesquisa sobre o histórico da escola, perfil da comunidade de entorno e da clientela. | Gestores, comunidade escolar e local. | Não houve dificuldades significativas. A estratégia usada foi a utilização de entrevistas. |
Definir as concepções filosóficas e teóricas metodológico. | Gestores, coordenação pedagógica e professores. | Dificuldade de locomoção e resistência por parte de alguns professores. Diálogo e proposta de interação de estudos em grupos, pois para transformar é preciso conhecer. |
Definir os princípios que norteiam a ação pedagógica didática na escola. | Orientadora do PPP, gestores, coordenação pedagógica e professores. | Não houve dificuldades significativas, pois os professores já estavam mais conscientes e comprometidos. Apresentação de slides, discussão em grupo e socialização em plenária e aplicação de questionários. |
Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Motivos pelos quais a ação não foi realizada |
Felizmente não houve. | ||
Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Recurso(s) necessário(s) | Como esta ação pode contribur para alcançar o objetivo da intervenção? |
Promover encontro proposto pelo Progestão (reunião dinâmica). | Cursistas do progestão, comunidade escolar e local. | Recurso humano, material de pesquisa, questionário DVD brindes. | Contribuiu significativamente para alcançar o objetivo da intervenção, pois sua intenção seria dialogar, trocar experiências, dentre outros, bem como apontar sugestões para contribuir com a melhoria dos trabalhos da escola no ano posterior. |
Realizar momento de Descontração/reflexão. | Gestor, coordenação pedagógica, professores e funcionários. | Humano, questionário, chocolates , DVD e brindes. | Contribuiu para integrar e motivar, pois com profissionais alegres e motivados, facilita o compartilhamento e esse era um dos objetivos da intervenção. |
Análise crítica do andamento da intervenção.
Sabe-se que durante a elaboração e implementação do Projeto da Escola, algumas barreiras podem surgir: resistência às mudanças, necessidades de estabelecer práticas coletivas, medo de alterar o caminho. Mas é na discussão coletiva que os grupos participantes do processo educativo escolar poderão superar conflitos e definir perspectivas claras sobre o que pode ser feito para concretizar um projeto para a escola.
Diante disso, a partir do momento em que as primeiras ações planejadas começaram a ser executadas, as dificuldades foram surgindo: tempo, resistência e falta de apoio de alguns segmentos, dentre outros. Porém não desanimei e com ajuda da coordenadora pedagógica e de alguns professores comprometidos começamos conscientizar os demais da importância da construção coletiva desse documento para o trabalho pedagógico e o sucesso da escola. Nesse percurso, percebeu-se que as sementes começaram germinar, pois apesar de ainda haver um pouco de resistência, a comunidade está mais presente, demonstrando um maior interesse em participar da elaboração do PPP.
Nessa perspectiva, as ações apontadas na intervenção e previstas até o momento foram todas realizadas, fizemos diagnósticos, levantamentos de dados, realizamos pesquisas, estudos e aplicamos questionários para coleta de dados. Contudo, houve certo momento em que alguns segmentos começaram se dispersarem, aí veio a atividade 3 da PV, buscando alternativas para a mobilização da comunidade, assim apontou um caminho para recomeçar, pois conhecendo a realidade e as estratégias de várias escolas, foi possível observar as experiências e adequá-las à nossa realidade. Dessa forma reiniciamos os nossos trabalhos, com o objetivo de tornar a gestão mais transparente, integrada, comprometida com a melhoria do ensino e da educação como um todo.
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